Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

15 mitos e verdades sobre cabelos!

A maioria das meninas tem muitas dúvidas sobre cabelo, que faz parte da nossa beleza! Meu cabelo é um monstro, por isso tento cuidar MUITO bem dele e adoro ver matérias de mitos e verdades, me ajuda bastante! 

1. Escova progressiva prejudica o cabelo?
Verdade: O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteína dos fios, deixando-os mais quebradiços, porosos e sem brilho. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio. A Anvisa diz que os vapores do formol são altamente agressivos as mucosas, olhos e aparelhos respiratórios, mas tranquiliza: Existem processos que não agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.



2. Tinturas causam queda?
Mito: Não, as tinturas agem apenas nos fios, não nas raízes. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes ou não utilize corretamente (exagerando no tempo, por exemplo). Atualmente, as colorações mais modernas sã
o compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia. Para os alergicos, existem colorações sem corante sintético, que tem menos quantidade de amônia.



3. É proibido lavar o cabelo todo dia?
Mito: Pode lavar, principalmente se ele for oleoso. Ficar muitos dias sem lavar a cabeça pode causar seborreia. O ideal é fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos e, também, os cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, com xampus específicos e sem massagens excessivas, para não estimular a produção de óleo. Quanto ao condicionador, passe apenas nas pontas.



4. Secador e chapinha prejudicam os cabelos?
Verdade: Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborreia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200 graus.


5. É necessário usar xampu anti-resíduos?
Verdade: Se houver o uso de muitos produtos no cabelo, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química. Até para os que usam apenas xampus, condicionadores e cremes de hidratacão é indicado o uso desse produto uma vez por semana ou a cada 15 dias.



6. Cabelos descoloridos ficam mais frágeis?
Verdade: No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frageis. Além disso, ficam mais desidratados. Faca uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras. Evite mexer em fios danificados por processos químicos. Uma descoloração pode deixa-los ainda mais fracos.



7. Cortar as pontinhas com frequência da força ao cabelo?
Mito: De maneira alguma. Dependendo do corte, pode até afetar a raiz. Cortar elimina as pontas duplas e as partes danificadas, dando um efeito de cabelo saudável. Só isso. O fio cresce cerca de um centimetro por mês, aparando as pontas ou não.



8. É bom usar ampolas de vitaminas no xampu?
Mito: Não resolve, pois o xampu não fica tempo suficiente na cabeça para penetrar as vitaminas. O ideal é uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrário.



9. É preciso fazer máscaras semanais?
Em termos: Não é obrigatório, depende do estado das madeixas. Se estiverem muito ressecadas, sim. Cabelos danificados, tingidos ou alisados necessitam de tratamentos intensivos e, neste caso, as mascaras são uma excelente alternativa.


10. Chapéus prejudicam o cabelo?
Verdade: Usá-los com os cabelos molhados pode causar seborreia. Isso favorece a proliferação de microorganismos, podendo desencadear vários problemas. Para piorar, alguns chapéus, se forem apertados, podem agredir as raízes.



11. Alimentação influência?
Verdade: Com certeza. A falta de nutrientes, como ferro e zinco, pode levar a queda. Uma alimentação balanceada e especialmente rica em proteínas e vitaminas antioxidantes mantém os cabelos fortes e saudáveis. Dentre as mais importantes, estão as vitaminas A e C. Para o bom funcionamento das glândulas sebáceas e lubrificação dos fios, invista nas gorduras insaturadas, como o azeite de oliva.



12. Prender o cabelo estraga os fios?
Verdade: Pessoas que tem os cabelos crespos e costumam prender com força, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios comecam a nascer mais para trás. Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz. Para não ter problemas, a mulher deve amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.



13. Problemas de saúde são os maiores causadores de queda?
Verdade: Anemia, alterações da tireoide, doenças reumatológicas, remédios para depressão ou emagrecimento, sangramentos e pilulas anticoncepcionais podem derrubar os fios. Assim como os períodos após o parto, cirurgias, infecções ou febres altas. Outros três inimigos são o estresse, as dietas radicais e as alterações hormonais.



14. Alongamentos estragam o cabelo?
Em termos: O melhor processo é o feito com cabelo natural, que pode ser tingido, moldado e embaraça menos que o sintético, os problemas podem ocorrer na retirada do aplique. A cola utilizada sai com dificuldade. O cabeleireiro tem que ser muito cuidadoso. E se esse processo for mal feito, há o risco de destruir os fios verdadeiros. O alongamento bem tratado não estraga os cabelos. O pente e o secador precisam passar longe das emendas de cola. A recomendação é que coloquem e retirem o alongamento com o mesmo profissional, para evitar danos.



15. Água quente faz mal para os fios?
Verdade: Ela contribui para o aumento da seborreia e pode causar queda. Água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno, tome banho com água morna. O problema maior é associar a água quente com os detergentes agressivos presentes nos xampus. A combinação de água quente com xampu pode danificar os fios. A recomendação é não usar água muito quente e deixar o xampu em contato com os cabelos o menor tempo possível. A consequência das altas temperaturas é a diminuição da oleosidade natural dos fios e a descamação do couro cabeludo, que também é causador da caspa.


Fonte: iG

É isso, pessoal, espero que tenham gostado da postagem! Beijos, 
Luana!


NÃO SE ESQUEÇAM DE VOTAR NA ENQUETE PARA NOVO NOME, LAYOUT E ENDEREÇO DO BLOG BdB! MAIS 14 DIAS RESTANTES PARA VOTAR! AH! QUEM QUISER DEIXAR SUGESTÕES DE NOMES, AGRADEÇO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe a sua opinião! Pode elogiar, criticar, ajudar, sugerir ou perguntar. Vou procurar sempre responder :)